Glossário do café

Acidez – percepção de sabor sentida principalmente na porção lateral da língua.
Adstringente – que adstringe, que aperta, que amarra no paladar, provoca a sensação de secura na boca.
Bar – unidade de medida de pressão utilizada na maioria das máquinas de espresso. A pressão padrão aceita para um espresso é de 9-12 bar.
Barista – termo de origem italiana que designa o profissional conhecedor da arte de preparar corretamente os cafés, principalmente o espresso, cappuccinos e bebidas à base de café.
Bebida apenas mole – café que apresenta sabor levemente doce e suave, mas sem adstringência ou aspereza de paladar.
Bebida dura – café que apresenta sabor acre, adstringente e áspero, porém não apresenta paladares estranhos.
Bebida estritamente mole – café que apresenta, em conjunto, todos os requisitos de aroma e sabor “mole”, porém mais acentuado.
Bebida mole – café que apresenta aroma e sabor agradável, brando e adocicado.
Bebida riada – café que apresenta leve sabor, típico de iodofórmio.
Bebida rio – café que apresenta sabor típico e acentuado de iodofórmio.
Bebida rio zona – café que apresenta aroma e sabor muito acentuado, assemelhado ao iodofórmio ou ao ácido fênico, sendo repugnante ao paladar.
Café gourmet – são cafés de alta qualidade, excelentes e exclusivos. Certificado pela ABIC.
Sabor – é o resultado da associação complexa das sensações de gosto, de aroma e das sensações táteis químicas.
Sabor residual (aftertaste), dito por alguns “Retrogosto” – é aquele que permanece no paladar após a ingestão da bebida.
Corpo – É a sensação que a bebida causa na boca ao ser percebida pelo paladar. Entre suas características estão o volume, a densidade e a permanência do sabor. Suas características dependem de aspectos como o blend de grãos e o ponto de torra utilizado.
Crema – É a espuma com coloração marrom-dourada que se forma na superfície do café expresso. Sua consistência cremosa vem dos gases presentes no grão de café que se misturam ao líquido sob alta pressão. A crema é um sinal de boa extração do expresso.
Bebida mole – Café com gosto suave e naturalmente doce, caramelado no cheiro e no sabor. É a melhor bebida do café arábica. Pode ser comparado a comer uma fruta madura em seu melhor momento, no ponto ideal de seus açúcares, ácidos e aroma.
Arábica – É o nome popular da espécie de grão Coffea arábica. É um café produzido em propriedades acima de 800m de altitude que resulta em bebidas de qualidade superior, com aroma intenso e gosto suave. É originário do Oriente e possui muitas variedades, entre elas Mundo Novo e Bourbon Amarelo.
Robusta – É o nome popular da espécie de grão Coffea canéfora cujas principais variedades são robusta e conillon. Possui duas vezes mais cafeína que a espécie arábica e é muito utilizado em blends para fortalecer o corpo do café. Suas plantações encontram-se em terras baixas, resultando em um café com sabor bastante característico, que apresenta acidez mais baixa e pouca complexidade de sabores.
Blend – É a mistura de grãos que compõe o café, podendo utilizar apenas uma espécie de grão ou espécies que tenham características diferenciadas e complementares (acidez com doçura, aroma intenso com encorpado). A composição do blend determina a alta qualidade e as características da bebida, sendo responsável por seu equilíbrio.

Fonte:
http://www.cambraiacafes.com/glossario-do-cafe/
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=36
Imagem:
http://bloggastronomix.blogspot.com.br/2012/08/eu-recomendo-630-ml.html

Deixe um comentário